Ideias de jovens empreendedores destacam-se em primeira seleção do fundo que financia propostas inovadoras; novas rodadas ocorrerão em 7 de novembro deste ano e 20 de fevereiro de 2017.

O Edital SENAI SESI de Inovação selecionou 26 projetos que vão receber financiamento de R$ 14,3 milhões para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Metade das propostas escolhidas (13) foram apresentadas por startups. Além disso, 10 foram elaboradas por pequenas empresas, duas por média e outra por grande indústria. O Edital de Inovação é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) para promover a cultura de inovação nas empresas e aumentar a produtividade da indústria brasileira.

A presença de startups tem crescido entre os selecionados do Edital, desde que passaram a ser oferecidos incentivos a esses empreendedores. Em todo o ano de 2015, 62% dos projetos escolhidos eram de startups e 16% de pequenas empresas. Em 2014, projetos apresentados por startups representaram 44% dos selecionados e 18% foram propostos por indústrias de pequeno porte. Neste ano, startups de base tecnológica participantes de programas parceiros têm bônus de 50 pontos.

O gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, comemora a forte presença de startups neste primeiro ciclo de selecionados. “O resultado é extremamente positivo. Mostra que o empreendedorismo industrial ganha cada vez mais força e que o SENAI está de fato apoiando os novos negócios inovadores, a indústria do futuro”, diz ele.

Nesta primeira fase da chamada, foram recebidas 298 inscrições. Entre as selecionadas estão propostas nas áreas de tecnologia da informação, de alimentos e bebidas, automação, eletroeletrônica, petróleo e gás, entre outros.  A partir de agora, as ideias serão concretizadas com o apoio dos Institutos SENAI de Inovação, rede nacional que faz pesquisa aplicada e desenvolve produtos e processos inovadores. O projeto pode ser inscrito por empresas de todos os portes a qualquer tempo. Novas rodadas de seleção terão resultados divulgados em 7 de novembro deste ano e em 20 de fevereiro de 2017. Neste ano, o SENAI e o SESI nacionais aportam R$ 23,6 milhões para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

O documento com todas as regras do Edital está disponível no site.