* Por Pâm Bressan

Em 2015 tive a felicidade de ser homenageada com o Prêmio Empreendedor 2015 Ozires Silva, em Passos, Minas Gerais. Eu, uma jovem do interior de Santa Catarina, que não possui uma startup faturando milhões, que estudei em escola pública a vida inteira, formada em uma pequena faculdade da região, sendo reconhecida nacionalmente por um grande empresário e empreendedor: Doutor Ozires Silva, fundador da Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

Isso me deixou insanamente feliz, e pensando em como fazer outros jovens sentirem essa felicidade e reconhecimento pelos seus resultados, em parceria com a própria empresa organizadora do Prêmio, a Foccus Treinamentos e Eventos, criamos a primeira Edição do Prêmio Jovens Protagonistas: Sementes do Amanhã”.

O PJP, como é chamado, homenageará vinte jovens que estão cursando a universidade/faculdade/tecnólogo e ensino médio ou já concluíram graduação em até dois anos. Entre as vinte vagas que o prêmio disponibilizará, dez jovens serão escolhidos por meio de um Comitê formado por empreendedores e empresários com destaque nacional, e dez vagas serão direcionadas a participantes do e-book “Vidas que Inspiram”, lançados pelo Movimento Nacional Universitários Acima da Média em 2015.

As inscrições para participar do prêmio acontecerão até às 23h59 do dia 31 de outubro. Os dados devem ser preenchidos por completo pelo jovem que, para estar devidamente inscrito, precisa enviar um vídeo de três minutos que ressalte e justifique o motivo pelo qual o participante merece participar do PJP.

Os participantes podem usar a hashtag #JovemProtagonista(+Nome do Jovem) para votação online durante o mesmo período de avaliação realizada pelo Comitê. Os nomes dos participantes escolhidos pela atitude e criatividade no cenário educacional serão divulgados nos meios de comunicação do PJP no dia 1º de abril de 2017.

Os jovens que possuem iniciativas que transformam sua comunidade, seu estado e país passarão por um processo seletivo durante o período que antecede o prêmio. Neste período os jovens que se interessam por preencher uma das 10 vagas precisam estar dentro de um projeto social e empreendedor e demonstrar que possuem liderança, proatividade e, como o nome do prêmio indica, devem mostrar protagonismo.

Os homenageados participarão do segundo e-book “Vidas que Inspiram”, como também da festa exclusiva de entrega do prêmio que contará com a palestra magna de Eduardo Lyra, jornalista e fundador do projeto Gerando Falcões que atua nas periferias de São Paulo mostrando que todos os jovens podem mudar a sua vida independente da sua posição social.

O Prêmio chamou atenção de vários importantes nomes do cenário empreendedor brasileiro. Dentre eles Bel Pesce, que é considerada umas das 100 pessoas mais influentes do Brasil e eleita entre os 30 jovens mais promissores do país, é também empreendedora e fundadora da FazINOVA, uma escola de empreendedorismo e habilidades. Bel oferecerá um dos seus programas online para 10 finalistas do PJP.

Será uma alegria comemorar ao seu lado este Prêmio, espero que você se inscreva e compartilhe a oportunidade com seus amigos, lembre-se: jovens do ensino médio também podem participar!

Forte abraço!


Pâm Bressan, homenageada do Prêmio Ozires Silva 2015 Pâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.