* Por Marcela Quiroga

1) Acorde para conquistar um novo cliente
2) Almoce para manter um cliente atual
3) Durma para sonhar e se apaixonar pelo produto ou serviço que você vende

Minha sugestão é ter este Post it grudado no espelho, para de manhã, antes de sair, você ler e internalizar.

Lembro que, quando eu estava montando minha equipe de vendas, há anos, eu lia e saía de manhã com estes pensamentos e acreditava:

Esta nova revendedora que vou cadastrar, será uma das minhas melhores. Ela será importante para mim e eu para ela!

Com esta crença, montei uma equipe incrível e que até hoje me traz frutos.

Agora, é preciso tomar um cuidado importantíssimo de não inverter a ordem de prioridade do post it.

Deixar que a paixão pelo produto ou serviço seja maior do que o genuíno interesse pelo cliente é um engano fatal para o vendedor.

Sem cliente, não há um super produto.

Tomando como exemplo a área de cosméticos, que conheço bem, a formulação com alta tecnologia dos cremes antissinais – nanotecnologia, célula-tronco, proteção solar, efeito detox, etc – faz com que as indústrias tenham laboratórios de pesquisa buscando a cada ano superar os resultados de performance, conquistando o reconhecimento de grandes marcas do mercado. Mas toda pesquisa, investimento e expectativa é pelo reconhecimento e fidelização do cliente.

Ele está no centro de todas as relações comerciais.

Há muitas empresas e vendedores no mercado que baseiam sua estratégia de vendas focando sua argumentação no quão bom e diferenciado é seu produto. Destacam suas qualidades e acabam por esquecer que em primeiro lugar vem o cliente, em segundo lugar vem o cliente e depois vem seus produtos e suas formulações.

Vou usar outro exemplo: os celulares atuais. Mais do que um aparelho para realizar ligações telefônicas, ele se tornou um canivete suíço, com funções que vão muito além de possibilitar uma conversa a distância.

E hoje, dentre estas muitas funções, tem uma que se tornou decisiva na hora da compra: a câmara fotográfica digital. E seus fabricantes perceberam isso. Como?

Colocando o cliente em primeiro plano, ouvindo seus anseios, compreendendo que o cliente é o grande agente de transformação do mercado e ocupa este posto no comércio de todos os canais de vendas.

Então, não se confunda trocando a ordem das prioridades do seu Post it:

1) Acorde para conquistar um novo cliente
2) Almoce para manter um cliente atual
3) Durma para sonhar e se apaixonar pelo produto ou serviço que você vende
.


Marcela_2 Marcela Quiroga, profissional com mais de 30 anos de experiência na área de vendas. Atuou em empresas de grande porte e em seus 27 anos na Natura Cosméticos gerenciou equipes de venda direta e atendimento nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe. Atualmente é Diretora da Rede Mulher Empreendedora e empreende na Plataforma Multimarcas NósVD, desenvolvida para Revendedores da Venda Direta. Tem sua marca pessoal baseada em relacionamentos e desenvolvimento de pessoas e negócios.