* Por Fernanda Nascimento

Marketing digital é uma ferramenta poderosa no mundo empreendedor. Se você ouviu dizer que é barato, não acredite. Mas, ele é assertivo e isso faz com que você possa equilibrar investimento e resultados o tempo todo. Como sua empresa ganha? Com o reconhecimento de marca, com a geração de intenções de compra, com a divulgação de suas ideias e valores e na conexão com potenciais clientes.

Para ter marketing digital bem feito é preciso de tempo e pesquisa, além de bons profissionais envolvidos. Mas, para que possa melhorar a sintonia com os resultados que você almeja, preste a atenção a esses tópicos:

Seja original

É muito comum que nas redes vejamos mais do mesmo. E os assuntos se emaranham de tal forma que, no final, nem sabemos mais quem falou sobre aquele assunto primeiro. Para que você assuma a autoridade de temas que são a especialidade da sua empresa, seja um dos primeiros a abordá-los. Melhor que seguir o que está dando certo é apostar no que ninguém ainda mencionou. Procure ideias dentre as pessoas que fazem parte da sua equipe, aposte nos valores em que vocês acreditam, sempre priorizando o que é do interesse do seu público.

Monitore o seu público

Para entender o que é do interesse do seu público, use monitoramento. Olhe não só para as páginas que você e seus concorrentes diretos administram, mas sigam os principais influenciadores do seu mercado e acompanhem seus passos. Eles darão sempre dicas sobre tendências e novidades, geralmente trazem em primeira mão o que vai ser discutido intensamente nas próximas semanas. E, assim, você tem a chance de ser dos primeiros a abordarem o tema.

Imagem é o novo título

Quando for falar com o seu público, dê muita importância às imagens. Tente sair do lugar comum, produza o máximo de imagens originais possível. Não significa que você sempre vai precisar de fotografia profissional ou um pagar caro pelo design. A originalidade e pertinência ao tema são o que verdadeiramente conta, com bom gosto e bom senso, sempre. Mas muitas vezes o público vê na produção menos profissional mais autoridade e isso acaba beneficiando a comunicação.

Faça o seu consumidor ser seu agente de multiplicação

A viralização só é possível quando o seu público deseja compartilhar o conteúdo que você produziu com a sua rede de contatos. Assim, o conteúdo que fielmente reproduz os valores e anseios deste público tem muito mais chances de se espalhar na rede. Planeje o que vai compartilhar se perguntando se o seu consumidor faria dele as suas palavras e, caso a resposta seja “sim“, você o terá como agente de multiplicação desta mensagem. E ela se propagará com mais eficiência e propriedade às pessoas que você quer atingir.

Com um time interno ou terceirização a sua produção digital, você terá melhores resultados se focar no que tem maior relevância na produção de conteúdo, o que aumenta as chances de engajamento do seu público. Teste as possibilidades e nos conte quais foram os resultados. Sucesso!


fernanda Fernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico.