* Por Pâm Bressan

Eu sempre tive o desejo de gravar um programa de TV que mostrasse a história real vivida por trás de todo glamour, afinal sempre se pensa que empreender é glamouroso. Quando eu comecei a voluntariar na Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão, eu tive a oportunidade de entrevistar grandes empresários da cidade para o blog da AJET e ali, eu pude perceber quantos aprendizados havia dentro de uma história de vida: muitos desafios superados, erros cometidos, ansiedade e frustração, riscos não calculados, enfim, pude sentir que se todas aquelas histórias chegassem ao ouvido de várias pessoas, isso seria agregador demais, poderia ajudar muitos jovens empreendedores!

Foi assim que há 3 anos corri atrás de uma emissora de televisão sem nenhum plano de negócio debaixo do braço (na cara e na vontade!), para falar do meu sonho: criar um programa que mostrasse as histórias empreendedoras que tínhamos na cidade. Eu não fui barrada, consegui agendar uma reunião com o gerente da TV, fui até ele, expus meu sonho e conversamos por uma hora, ele me abriu muito a mente, sobre o público alvo, horários dos programas, entre outras particularidades por trás de um programa de TV.

No final, ele pediu que montasse um plano da minha ideia e levasse até ele, mas senti que infelizmente não havia espaço para minha ideia naquele momento. Mesmo assim, eu fiquei super empolgada, saí dali e enviei um e­mail para minha mentora, Nathalie Trutmann, e ela me ajudou a desenhar o plano do meu programa de uma forma bem simples. Com ele pronto, me veio um sentimento que faltava alguma coisa, e de que eu não estava preparada o suficiente, sendo assim, arquivei o plano e segurei meu sonho mais um pouco. Ainda não havia chegado a hora…

Quando digo que nada é por acaso, isso é verdade. Ouça sua intuição e seu coração, e ele te dará a resposta certa na hora certa. Depois de 4 anos, um amigo me ofereceu para fazer um quadro sobre empreendedorismo na sua webTV, e mal sabia ele que estava ressuscitando meu antigo sonho de ter um programa! Então eu pensei: “agora estou me sentindo mais preparada”, a hora chegou! Novamente senti meu coração, e segui.

Montamos um planejamento novo, nossas estratégias, nossos primeiros passos, e lá saiu o “Conversas com Pâm Bressan: Empreendedores de Impacto”, até chegar esse nome, houve muitos outros, e também muitos desafios e dificuldades. Para a primeira gravação, acordei às 3h da manhã, peguei um ônibus às 3h30, depois enfrentei mais meia hora por uma estrada de chão, para gravar o primeiro episódio numa bela região de SC, a Garopaba.

Gravamos a história de vida do empreendedor e empresário Rafael Miralha, Chef do Restaurante Urucum, localizado na Praia do Rosa, em Imbituba/SC. Rafael é formado em Economia, já morou fora do Brasil, enfrentou vários perrengues até chegar onde se encontra hoje, não como economista, mas como Chef de cozinha. Como tudo que é feito pela primeira vez nunca fica perfeito, garanto que nos próximos episódios estarei fera!!

Deste episódio tirei alguns ensinamentos que gostaria de compartilhar com vocês em forma de frases:

  • Treine para atingir sua meta! Seu cérebro ficará mais forte!
  • Trabalhe, nem que seja para tirar cópias, você irá aprender que tarefa dada é tarefa cumprida e irá desenvolver a humildade;
  • Não adianta reclamar. Saia da zona de conforto e vá a luta!
  • Para empreender você tem que acreditar em você, antes de tudo!
  • Corra atrás que dá certo!
  • No começo ninguém vai acreditar em você, mas acredite e use a sua mente a seu favor!
  • O mundo vai demorar para acreditar em você! Encontre dentro de você mesmo, a motivação necessária para empreender!
  • Nossa mente é nossa maior riqueza!
  • Qualquer coisa que você estudar nunca será perda de tempo! Anos depois alguma coisa irá servir!
  • Viva o que está acontecendo!
  • Celebre as pequenas conquistas;
  • Tudo é possível na vida!
  • Olhe para todos da mesma maneira: o chefe e o porteiro!
  • Não existe fórmula mágica! Existe trabalho duro!
  • Tenha um plano de negócio para a sua vida!
  • 97% das pessoas que desistiram são contratadas pelas 3% das pessoas que não desistiram!
  • Leia histórias de pessoas de sucesso e esteja no meio de pessoas positivas!

Sei que você está curiosa (o) para assistir, então assista o primeiro episódio e me diga o que achou, e se de alguma forma te ajudou e qual a sua opinião. Espero que tenha gostado, fiz com muito amor e carinho.

Links para o Facebook e Canal no Youtube


Pâm Bressan, homenageada do Prêmio Ozires Silva 2015Pâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.