O AngelHack, maior maratona de hackathons do mundo, abrirá amanhã (18/3), as inscrições para sua etapa São Paulo. O concurso reunirá 220 estudantes e profissionais das áreas de programação de software, design e comunicação. Serão cerca de 30 horas de imersão intensa para que equipes multidisciplinares, com ajuda de cerca de 80 mentores, criem soluções tecnológicas em formato de aplicativos voltados ao bem social ou pesquisa e inovação.

Desde 2011, o AngelHack investe na criação e manutenção de maratonas de desenvolvimento e campeonatos para estimular a prática da programação em todo o mundo. Já são mais de 300 hackathons  realizados em 53 países.  “Programar é democrático, não distingue quem você é ou de onde você vem. Você pode fazer isso de casa, de pijamas, seja menino ou  menina, branco ou negro, diz a CEO do AngelHack, Sabeen Ali.

Em 2016, São Paulo será uma das 36 cidades do mundo a receber o evento. O desafio de programar excepcionais linhas de código – ou aplicativos – levará os ganhadores à um programa de pré aceleração no Vale do Silício. O Hackathon deste ano é uma iniciativa do AngelHack internacional em parceria com o IBM THINKLab. As categorias a serem julgadas são: aplicativos de negócios e aplicativos de impacto social. A banca, composta por especialistas do mercado, considerará o uso de ferramentas de computação cognitiva como um diferencial.

“O Hackathon é uma grande oportunidade de catalisar a criação de ideias de impacto e por a prova o empenho e a agilidade das equipes que, em menos de 30 horas, precisam ter ‘rodando’, uma solução funcional”, afirma Fernando Tomé, um dos embaixadores da maratona no Brasil.

Marcia Golfieri, líder de relações com o ecossistema de inovação e startups do IBM THINKLab, destaca a importância dessa iniciativa para o mercado. “Ideias extremamente inovadoras, como por exemplo, a 99Taxis, surgiram em maratonas de desenvolvimento como esta. A plataforma Bluemix, vai permitir que os participantes programem com aplicações do Watson, sistema de computação cognitiva da IBM, o que deve impulsionar grandes ideias! “, diz.

Para saber mais sobre a maratona, inscrição, mentores e jurados, acesse o site.