* Por Flavio Estevam

O sonho de qualquer empreendedor é: Ter uma grande ideia → conseguir investimento  → enfiar a bandeira em 196 países em 5 anos. Internacionalizar uma startup com investimento é muito fácil, mas levar a startup para os gringos sem ter capital é sempre um grande desafio. Eu estou enfrentando nesse momento o desafio de levar a minha startup Dinneer.com para outros países sem investimento, usando sacadas de execução simples e sem custos.
Por esse motivo, resolvi mostrar em uma série de #Dicas, todos os desafios que estou enfrentando durante o processo de levar o Dinneer para 30 países até Dezembro de 2017.

#01 PENSANDO GLOBAL

É muito comum ver empreendedores brasileiros pensando apenas localmente, isso é porque estamos na famosa zona de conforto achando que o Brasil é grande o suficiente e não precisamos de outros mercados.
Nesse momento caímos na ilusão que dominando o mercado brasileiro já chegamos no final, sendo que o Brasil pode ser apenas o inicio. Diferente de Israel, que está entre os países que mais criam soluções inovadoras globais. A explicação é que eles vivem no meio do fogo cruzado das gerras dos países vizinhos e por esse motivo, a visão dos empreendedores sempre foram globais, pois não estão na mesma zona de conforto que nós brasileiros.

#Dinneer

A minha primeira ação foi pesquisar e descobrir sites similares ao Dinneer em outros países
Após descobrir e estudar 27 sites similares ao Dinneer pelo mundo, eu tive a certeza que ele deveria nascer para ser global. Desde o primeiro dia a minha visão foi criar um modelo que viesse ser aplicado em qualquer país.

A startup que você está criando tem a possibilidade de adquirir usuários ou clientes em qualquer país?  Se a resposta for sim, segue a primeira e importantíssima tarefa: Encontrar serviços similares pelo mundo e estudar todos para ter um parâmetro geral que vão determinar os próximos passos.

Acompanhe os próximos artigos onde estarei mostrando as dicas praticas de como estou internacionalizando o Dinneer sem investimento e com ações simples e obvias.


Flavio Estevam, CEO do Namoro Fake e Dinneer

Flavio Estevam é Empreendedor serial, palestrante, consultor e especialista em implantar negócios na internet em tempo recorde. Criou mais de 60 startups e o site Namoro Fake. Mentor em Startup Weekend, vice presidente da Startup MS. Foi Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft como Empreendedor do ano 2013 e eleito pelo portal UOL como um dos 50 empreendedores de sucesso de 2013.