Um dos projetos da Tech Sampa – política de estimulo a inovação da Prefeitura de São Paulo, o Programa SP Stars oferece mentoria gratuita para startups com investidores, aceleradoras e fundadores de empresas de tecnologia de sucesso. A cidade é considerada um dos principais hubs de startups do mundo, tendo diversas aceleradoras, espaços de inovação – como CUBO e Google Campus São Paulo, centenas de investidores anjo e fundos de investimento, além de mais de 2500 startups baseadas na cidade, de acordo com estimativa da Compass publicada no relatório do Startup Genome em 2015.

O Programa busca aprimorar a formação de novos empreendedores, conectando os diversos talentos que a cidade já apresenta. “A mentoria é um dos pilares básicos para um ecossistema saudável de startups. O valor de uma boa mentoria às vezes pode significar o sucesso ou a falha total de uma startup.” afirma Tony Celestino, diretor da Tech Stars no Brasil.

No ano passado, o Programa atendeu 120 startups, tendo a participação de cerca de 90 mentores, como Romero Rodrigues, fundador do Buscapé e Eduardo L’Hotellier, fundador do GetNinjas e além de executivos do EasyTaxi, EvoBooks, Dafiti, SP Ventures, Startup Brasil, Groupon, Broota, Tech Stars, Gema Ventures, Germinadora, Aceleratech dentre outros. A meta para 2016 é atender mais de 600 empreendedores ao longo de 2016, com mais de 1000 horas de mentoria realizadas.

Diversas startups têm participado com regularidade da iniciativa, aproveitando a oportunidade para se conectar com mentores especializados. “Os mentores são de altíssima qualidade, e os contatos muito bons, tanto de investidores quanto de outras empresas, que podem vir a ser clientes no futuro. Por isso que continuamos vindo, pela terceira vez.” afirma o empreendedor Bruno Felix, fundador do RankMyApp.

O Programa é aberto e atende desde universitários, que ainda estão na fase de ideia, até startups mais avançadas, que já passaram por eventos e programas de aceleração, como Startup Weekend, Startup Farm e InovAtiva Brasil. Cada empreendedor recebe duas mentorias por edição, de 30 min cada, sobre assuntos como investimento, growth, crescimento, marketing digital, vendas, e-commerce, dentre outros.

Em 2016, serão realizadas 12 edições em diferentes polos de inovação da cidade, como MobiLab, Oxigênio Aceleradora, CUBO e Google Campus São Paulo, além de bibliotecas municipais.

A próxima edição será realizada no dia 3 de fevereiro e contará com a participação 45 startups e 30 mentores, como Bruno Yoshimura, fundador do Kekanto, Thiago Alvarez, fundador do Guia Bolso, Diego Reeberg, fundador do Catarse, Fabien Mendez, co-fundador da Loggi e Ricardo Moraes, fundador da Memed, dentre outros. No mês de março já estão previstas duas edições, sendo uma delas especial em comemoração ao mês das mulheres.

As inscrições estão abertas no site do programa, onde podem ser encontradas mais informações sobre o calendário de 2016.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a SP Star e a opinião de diversos nomes do ecossistema sobre a importância da mentoria para os empreendedores.