* Por Tulio Severo Jr.

Estão abertas as inscrições para o TIC Américas 2016, que é de longe, a mais ampla competição de talentos inovadores das Américas. O TIC –  Talent Innovation Competition – começou em 2007, na cidade do Panamá e desde então, por ela já passaram mais de 31.700 jovens empreendedores de 48 países. Nessas 10 edições, o número de propostas de projetos inovadores ultrapassaram 13.000 nas categorias de startup, eco negócios e pequenas e médias empresas.

A competição é uma iniciativa da YABT – Young Americas Business Trust,  ONG com sede em Washington DC,  em cooperação com a Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). O YABT tem no seu DNA a promoção do desenvolvimento econômico e social por meio do incentivo ao treinamento empreendedor dos jovens das camadas menos favorecidas das comunidades americanas, com a visão que somente pessoas autônomas e independentes e o uso que as ferramentas de empreendedorismo proporcionam, podem realizar o crescimento econômico, com a criação de novos negócios e oportunidades de trabalho que os grandes empreendimentos não são capazes de criar.

Por aqui, o YABT Brasil já atua desde 2004, tendo realizado diversas atividades, entre elas, o Business Labs, um programa de 20 horas de incubação empreendedora, com auxilio de empreendedores e profissionais voluntários. A iniciativa já permitiu capacitar mais de 400 jovens para uma vida mais empreendedora, ao invés da busca por emprego formal.

O que mais chama atenção nesse processo de capacitação para o empreendedorismo no Brasil, é que ainda são minoria os jovens das comunidades de baixa renda que entendem o significado de empreender a própria vida e de como podem protagonizar e melhorar as suas comunidades.  O empreendedorismo ainda é uma palavra desconhecida. O que mais ouvimos é o depoimento de que “não sabia que eu tinha uma alternativa que não fosse procurar emprego”. Impressiona que com todo o trabalho do Sebrae e diversas outras entidades, as comunidades ainda estejam em tanta desvantagem.

A realidade é que não é só educar bem e ter boas escolas, é necessário que o jovem perceba o porque ele estuda, o que ele vai fazer com aquele conhecimento e isso o empreendedorismo ajuda muito a conectar e deixar claro como faz a diferença você estar melhor informado e preparado.

Portanto, a ideia do TIC Américas é ir além, ou seja, mostrar que vale a pena estudar, porque ajuda muito na hora de empreender e se você empreender com seriedade você pode ter seu projeto reconhecido, com a abrangência de um evento internacional, com a presença de embaixadores e empresários de todos os países representados na OEA.

A seleção do TIC Américas acontece em três momentos,  para os inscritos até o dia 30 de janeiro de 2016.  A primeira, é o treinamento online BOOTCAMP, aberto a todos participantes inscritos. A segunda é a semifinal, com a entrega de todas as informações dos projetos, a aceitação dos termos de participação e o julgamento dos projetos por um painel de juízes espalhados por todas as Américas. A terceira etapa é a final, quando cerca de 30 projetos selecionados farão suas apresentações presenciais para o público, empresários, agentes de governo, mídia especializada e Jurados do TIC Américas, durante a  46a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, que em 2016 ocorrerá em junho, na República Dominicana.

O TIC Américas é uma oportunidade de aprendizagem enorme, além de todo o conteúdo oferecido no portal que ajuda a focar nos aspectos da apresentação de seu projeto, a participação nos hangouts para tirar dúvidas e no networking, é fantástico.

Como Participar

No portal www.ticamericas.net procure no lado direito a área de “ Registro “,  escolha uma das opções de acordo com sua categoria, Startup, EcoChallenge ou PME, preencha os dados iniciais e confirme com o recebimento em seu e-mail.

Depois de uma lida em tudo, conheça as regras, veja os premiados nos anos anteriores e se informe sobre o treinamento online.

Participar como Jurado e Voluntários.

Jurados e mentores também podem se inscrever no portal para a seleção que é realizada anualmente no âmbito voluntário para a avaliação de projetos. O link para essa área é http://goo.gl/0AElrK . Mas há espaço para voluntários também, que são bem-vindos para participar presencialmente no evento sede da entrega de prêmios. É necessário ter expertise em receptivo de eventos, falar inglês e espanhol e claro, adorar empreendedorismo é fundamental.

Patrocínios

Se sua empresa quer ter presença nos países americanos, essa é uma grande oportunidade de interagir com empresários de todas as Américas, a Assembleia geral, assim como autoridades e todos os empreendedores locais e dos projetos selecionados. O YABT está presente em todos os países americanos e pode ser um atalho para sua empresa desenvolver relacionamento em todos eles. Maiores informações no e-mail: ticamericas@yabt.net

O TIC Américas distribui troféus e prêmios em dinheiro aos vencedores em cada categoria, veja as fotos do último evento no Panamá, em 2015, aqui.

Boa Sorte! Nos vemos em Santo Domingo!


Tulio-FotoTulio Severo Jr. é fundador do YABT Brasil, Jurado internacional do TIC Américas, empresário e acionista do Grupo Sabemi S.A. e da INFINITEPAR Participações Ltd, investidor anjo, coach e mentor de startups.