* Por Pâm Bressan

E chegou o final de 2015. Férias! Um ano turbulento e difícil, não foi? Mas agora está na hora de relaxar um pouco. Afinal, todos merecem!

Vou citar algumas atitudes que farão do seus dias de descanso, dias produtivos. Que tal conciliar lazer com adquirir novos conhecimentos? Sim, é possível e não é chato!

Vamos lá:

  1. Nas férias o seu cérebro está desacelerado e mais calmo, então é hora de colocá-lo para planejar o ano que vem surgindo. Aproveite para colocar a leitura em dia. Deixo aqui uma dica de um livro que foi lançando recentemente:
  • Geração de Valor 2 – Editora Sextante. Livro de autoria do meu querido mentor, o bilionário Flávio Augusto da Silva, que com muita ousadia e determinação construiu uma brilhante carreira no mundo dos negócios. O livro, de valor acessível, traz uma coletânea de textos e charges inspiradoras, com dicas de como correr atrás e construir os seus sonhos além, claro, de conseguir pensar fora da caixa e fazer as coisas darem certo.
  1. Que tal recomeçar aquele cursinho online que não deu tempo de terminar no prazo? Isso mesmo, aproveite os dias de descanso para aprender novos conceitos de casa e até do celular, ou turbinar aquele assunto que você tanto gosta! Em artigos anteriores já apontei diversos canais para você aprender de graça, reveja na minha coluna aqui no Portal Startupi.
  1. Invista em viajar, isso faz bem para a saúde mental. Conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas, oxigena a mente e pode ser uma viagem para dentro do seu próprio estado. Não precisa gastar muito e ir muito longe, isso vai te deixar mais relaxado para tudo.
  1. E como estão os preparativos para 2016? Já montou o plano de ação? As novas metas? Ainda não? Dá tempo! Utilize uma folha de papel e comece a traçar ainda hoje os seus objetivos. Não deixe para a última hora! Monte um cronograma e mantenha sempre à vista para lembrar dos itens. Utilize o 5W2H. É um meio fácil, rápido e prático de visualizar tudo que deseja alcançar e na internet existem vários modelos prontos para você preencher.
  1. Dedique um tempo para passar com quem te faz bem, mas não teve tanto contato durante 2015. Seja seus pais, seus primos, seus amigos. Uma tarde de conversa ou uma cerveja num barzinho, para colocar tudo em dia, pode provocar muitos novos insights, além de muitos sorrisos, com certeza. E o sorriso faz muito bem para a alma!
  2. Faça um retrospecto de 2015. Coloque em um papel tudo que conseguiu realizar e o que não conseguiu (principalmente com os respectivos “por quês”). Assim, você poderá retomar aquela ação de onde estagnou. Analise e monte uma nova estratégia em cima do que não deu tão certo.
  1. Aproveite as férias para praticar novos esportes. Que tal aquela corrida que não parecia ser tão bacana? Ela pode tomar nova forma sob um novo olhar! Vamos lá, fazer coisas novas coloca o cérebro para trabalhar!

E vocês caros leitores, quais destas atividades planejam fazer?  Quais outras atividades teriam em mente para sugerir?

Desejo a todos um excelente final de ano.

Descansem.

Curtam o Natal.

Comemorem o ano novo.

Um beijo e até 2016!


Pâm Bressan, homenageada do Prêmio Ozires Silva 2015Pâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.