* Por Pâm Bressan

E chega a tão temida época!

A hora de iniciar o trabalho de conclusão de curso, para você sair como um vitorioso de uma “batalha” que perdurou 4 – ou mais – anos!

(“Batalha”: para a maioria sei muito bem que foi suado, sofrido e até doloroso enfrentar esses anos de batalha: estudar, trabalhar e viver =P !)

Estou em processo de término do meu TCC, e com bastante “sofrimento” posso lhe recomendar algumas e preciosas dicas, para você executar com qualidade o seu trabalho, vamos a elas!

A Escolha do mentor/orientador: esta é a decisão mais importante de todas! Pois é com esta pessoa que você passará a maior parte do tempo, ele que te  guiará durante 1 ano a execução do seu trabalho. Para escolher seu orientador  tenha em mente dois elementos: a amizade e o conhecimento. Amizade: o mentor(a) será seu(sua) amigo durante estes tempos de construção do seu trabalho. É preciso ser amigo mesmo (opte por algum professor que você já conheça!), leve em consideração o grau de entendimento/sinergia entre vocês, digo, o nível de intimidade. Escolha uma pessoa que conheça seu perfil. Conhecimento: leve em consideração também a formação e as experiências que ele/ela possui, muitas vezes não é preciso ter a graduação na mesma área mas é fundamental que ele seja uma pessoa experiente e possua conhecimento de causa.

A escolha do Tema: este passo é o segundo mais importante após a escolha do mentor, pois você também irá “conviver” todos os dias com ele até a apresentação e aprovação do seu trabalho. Imagina você trabalhar com o que você não gosta? Imagina acordar todos os dias e pensar: “puxa, ir mais um dia para aquele trabalho chato!”. É bem assim! Você precisa ter harmonia e sintonia não somente com o mentor/orientador, mas com o seu tema escolhido. É preciso pensar: “Este tema me instiga, me desafia, eu gosto e quero descobrir  o resultado final!” Mais que isso, o tema precisa lhe despertar o interesse!

Ingredientes para um TCC Matador: é, caro estudante, vai ser preciso você acordar cedo em um domingo de manhã sim, ficar até tarde executando seu trabalho sim, e perdendo algumas horinhas de lazer sim! Não adianta, já sabemos que para alcançar vitórias e atingir o sucesso vai ser preciso dedicação e trabalho duro. Então programa-se, monte sua agenda semanal, crie seus roteiros e mãos na massa.

Prazo: Assim como todo trabalho, seja profissional ou pessoal, é preciso você colocar metas claras para a concretização dos passos de seu TCC. Então monte um calendário e deixe-o a vista sempre. Cumpra o estabelecido e se surgir algum imprevisto que dificulte você cumprir a meta, trabalhe dobrado!Simples.

Acredito que estas são as dicas mais relevantes e essenciais para quem está iniciando um trabalho de conclusão de curso. Anote-as e leve-as a sério. Se tiverem dúvidas deixem nos comentários abaixo que procurarei lhes ajudar na medida do possível e se tiverem algo a mais para ajudar, também escreva abaixo.

Desejo um ótimo e produtivo TCC!

Um forte abraço.


Pâm Bressan, homenageada do Prêmio Ozires Silva 2015Pâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.