A SontraCargo, aplicativo de transporte de cargas no Brasil presente nos celulares de mais de 60 mil usuários entre caminhoneiros e transportadores, anunciou hoje investimento Série A de R$5 milhões liderado pelo fundo de investimento americano Valor Capital Group. Além da Valor Capital Group, outros sócios investidores apostam no sucesso da startup. São ex-executivos do J.P.Morgan, na Europa, e o ex-presidente da DHL, nos Estados Unidos, Hans Hickler.

Os investidores chegam como reforço para o aplicativo expandir seus esforços em termos de alcance do número de caminhoneiros e transportadores. O investimento também vai ser usado para melhorar o produto e ampliar a equipe.

Fundada em Maio de 2014, a SontraCargo aposta no setor de transporte brasileiro com uma solução voltada a um mercado que, há 30 anos, permanece sem grandes avances. A startup promove o encontro entre transportadoras e caminhoneiros autônomos, permitindo a busca de frete em qualquer lugar do Brasil. A Sontra Cargo registrou um crescimento de mais de 6000% durante seu primeiro ano de vida e alcançou a marca dos R$ 100 milhões no valor de fretes ofertados durante o mês de Dezembro, com uma base de mais de 11.000 transportadoras, 50 mil caminhoneiros autônomos e perto de 70 mil fretes ofertados por mês.

Trata-se de uma operação nova, mas ousada, que emprega 14 profissionais em diferentes áreas, desde estagiários a matemáticos, passando por experts em marketing e finanças. “Além da tecnologia, apostamos na combinação de pessoas de primeiro nível e análise da informação como diferencial. Trouxemos de um banco de investimentos de Londres um especialista em Matemática e Estatísticas, para a melhoria da análise de dados e a inteligência de nossos algoritmos”, comenta Federico Vega, CEO da SontraCargo.

Com uma carreira construída na Europa no agressivo mercado financeiro, Vega conheceu os entraves do setor de infraestrutura, ao administrar uma carteira formada por grandes clientes desse segmento. Decidiu, então, apostar nos recursos que a tecnologia pode oferecer, para criar uma base de serviços que leve soluções customizadas para os caminhoneiros autônomos de todo país.

Desde sua estreia, o aplicativo Sontra Cargo já trouxe upgrades, como a possibilidade de usar o aplicativo como sistema de rastreamento e informação do gasto de pedágio e combustível que o caminhoneiro terá com o frete. A SontraCargo também foi acelerada pela aceleradora de startups NXTPLabs e StartUP Chile. “Por meio de nosso site e aplicativo, além do caminhoneiro ter uma oferta maior de fretes, tem as informações necessárias para avaliar sua rentabilidade”, explica Vega.

Com a captação do novo capital os novos desafios estão sendo desenhados e os sócios se mostram otimistas com o futuro. “A meta é atingir 200 mil caminhoneiros e mais de 40 mil transportadoras cadastradas até dezembro de 2015“.