A Samba Tech, de distribuição de vídeos online, anunciou que comprou uma participação da Edools, plataforma de ensino online e agora a empresa faz parte do Samba Group e se une a à própria Samba Tech, a Samba Ads e a Adstream Samba.

Em conversa por telefone com Gustavo Caetano, co-fundador da Samba Tech, ele disse que a compra da parte da Edools é parte da estratégia de complementar as ofertas de educação a distância (EAD). “A solução da Edools complementa a solução da Samba. Vemos que as empresas não tem um ambiente de aprendizagem e não estão preparadas com todas as ferramentos”, afirma Caetano sobre  a compra.

O empreendedor também afirma que a parte comprada da Edools faz da Samba Tech sócia minoritária, mas não revela o valor do investimento nem a porcentagem adquirida por questões contratuais. Segundo Caetano, nos próximos meses a Samba Tech deve fazer mais aquisições de partes ou empresas inteiras ligadas a educação.

Rafael Carvalho, da Edools, afirma que a parceria vai só agregar. “Estávamos com um crescimento bastante interessante, mas a compra pela Samba Tech só faz melhorar. A parte de vídeos agrega muito na nossa plataforma. Com a Samba, ganho alinhamento comercial e no alinhamento estratégico”, afirma.

Rafael diz que quer ser o Shopify de educação. Shopify é uma startupo do Canadá que ajuda empresas de e-commerce a montar as lojas online. A Edools quer ajudar negócios de educação a montarem um ambiente de estudo online. “Nossa meta é ser a maior plataforma de EAD do Brasil”, afirma o empreendedor.

A Edools surgiu em 2013 como resposta a uma necessidade de Rafael Carvalho em sua outra empresa, de treinamento. Desde então eles foram aprovados pelo edital da Faperj, que investe cerca de R$ 100 mil nas startups selecionadas e também pelo Sebrae, para representarem o Brasil no Techcrunch Disrupt.

A Samba Tech é pioneira no mercado de distribuição de vídeos e oferece tecnologia para gerenciamento, distribuição, monetização e mensuração do consumo de vídeos, mas a empresa também trabalha com soluções para TV na internet, ensino a distância, treinamento corporatico e transmissão ao vivo. A empresa é investida pela DFJ FIR Capital, tem parceria global com MIT (Massachusetts Institute of Technology) e é parte do Samba Group que conta com uma Joint Venture com a Adstream para atuação no mercado nacional e Samba Ads, focada em publicidade de vídeos online.

Imagem: E-learning concept via Shutterstock