Já tínhamos falado da Socioteca em meados de 2011 por aqui. Dois anos se passaram e o que era apenas uma biblioteca de sócios se transformou em uma rede de 50 mil usuários registrados, segundo me informou o cofundador da plataforma, Victor Yves.

A Socioteca.com é uma rede social destinada exclusivamente ao público que deseja abrir um novo negócio, mas que ainda não encontrou um local ou rede que integrasse suas ideias e necessidades. Nela, eles irão encontrar perfis de pessoas que estejam alinhados ao seus, o que possibilita o surgimento, a partir daí, de uma nova sociedade.  Para facilitar a vida desses futuros empreendedores, a rede também abriu espaço para que consultores e investidores se cadastrem para oferecer seus serviços ou fechar parcerias.

Na versão atual lançada recentemente, segundo conta Yves, a Socioteca traz o melhoramento do algoritmo de cruzamento de perfis, criação de um ambiente de coworking para geração de ideias e novos meios de interação entre usuários.

Além disso, a rede lançou em parceria com o Sebrae uma ferramenta de consultoria on-line grátis para empreendedores – veja aqui.

“O foco para 2014 é melhorar os mecanismos de interatividade na rede”, afirma Victor Yves. Ele diz que a meta da Socioteca é evoluir até criar o ecossistema perfeito para criação, desenvolvimento e estruturação de uma ideia, da concepção à execução.