Assim que eu publiquei o texto que conta as 20 finalistas do programa InovAtiva Brasil, o cofundador da Squid Fácil, César Tejon, me procurou para contar o que essa finalista anda fazendo.

Basicamente, eles têm um sistema de gestão que permite a pequenos lojistas se conectarem facilmente aos fornecedores e fazerem as vendas sem a necessidade de disponibilizar um estoque físico – já tínhamos contado a vocês sobre a TotemStore, que estava desenvolvendo um sistema similar, embora voltado apenas para lojas de produtos customizáveis.

Segundo Tejon nos conta, o sistema da Squid Fácil já cativou 1.300 pequenas lojas pelo Brasil todo.

Veja, abaixo, as experiências que ele nos contou sobre a startup.

Enfoque

“A ideia do projeto nasceu em meados de janeiro e fevereiro de 2012 depois da frustração gerada pela abertura de uma loja virtual. Neste período, investi tempo e capital para montar uma loja virtual no segmento de varejo. Criamos o sistema, abrimos fornecedores, cadastramos produtos e preparamos a campanha. Tudo foi muito bem até o momento em que iniciamos a divulgação.

Em cinco dias, a loja vendeu um montante de R$ 20mil reais. Para nós, um número bem interessante. Porém, junto com o valor financeiro, vieram os problemas.

Tivemos diversos problemas com fornecedores, pois toda a listagem de produtos que havíamos cadastrado com eles não estava atualizada, ou seja, à medida que os pedidos iam saindo, os fornecedores já não tinham mais aquele produto em estoque. Ou seja, tudo virou um grande problema, onde tivemos de fazer cerca de 90% de cancelamento nas vendas. Esta experiência desencadeou o desligamento desta loja.

Algumas semanas depois parei para analisar e percebi existia aí uma lacuna de mercado da qual eu senti na pele o problema. Pensei então, porque não criar uma ferramenta que permita que um lojista se conecte ao estoque do fornecedor em tempo real?

Daí surgiu a idéia do Squid Fácil. Nosso objetivo é permitir que pequenos lojistas sem condições financeiras de montar estoque físico possam operar lojas virtuais, utilizando o estoque de nossos fornecedores em tempo real.

Utilizamos toda nossa expertise em sistemas e investi até agora cerca de R$ 200 mil reais no desenvolvimento e testes da ferramenta.
O interessante de nosso projeto é que estamos moldando ele conforme a necessidade do mercado. Sempre melhorando a ferramenta e trazendo mais funcionalidades.”

Sistema
“Nosso sistema consiste em um gateway, que faz a ponte de conectividade de estoque entre fornecedores e pequenos lojistas virtuais, com integração de sistemas e logística. Basicamente, permitimos que pequenos lojistas virtuais ou pequenos empreendedores vendam produtos em suas lojas sem estoque físico de produtos.

Nosso sistema distribui estas informações de estoque por meio de Webservice, Módulos (Magento e Opencart) ou exportadores de CSV e XML. Atualmente, possuímos uma base de cerca de 1.300 lojistas.”

 

Funcionamento

 

“Estamos operando há cerca de um ano. Utilizamos este tempo para desenvolver a ferramenta e testar todas as premissas sobre o projeto fazendo adequações e melhorias, de acordo com as demandas de nossos usuários.”
Facilidades

“Basicamente, nossa startup faz algo bem inovador e tem como principal diferencial além de não ter custos para utilização, tirar a preocupação da logística do pequeno empreendedor.  Funcionamos como uma ponte onde não cobramos nada pela utilização de nossos canais de dados. Isto torna nossa solução extremamente abrangente.

Qualquer sistema pode se conectar ao nosso gateway. Ele não é restrito apenas à lojas virtuais.

Nossa conectividade pode ser ligada em aplicativos mobile, sistemas de leilões, blogs, sistemas para redes sociais, entre outros.”

Vantagens sobre outras plataformas

“Desconhecemos plataformas que operam da mesma maneira que nós. As vantagens de trabalhar conosco são basicamente duas: preços competitivos e logística integrada.

Nós entregamos os produtos diretamente ao consumidor final do lojista. Ou seja, o produto sai diretamente de nosso centro de distribuição e é entregue ao consumidor final sem passar pelo lojista, reduzindo custos e tempo.

Além disto, consolidamos todos os pedidos de vários lojistas em uma única plataforma central, permitindo uma melhor negociação com os fornecedores.

Nosso sistema não possui pedido mínimo para compras, algo que não se consegue com fornecedores (distribuidores e atacadistas) convencionais.

Além disto, possuímos parceiros integradores que implantam nossa conectividade e vendem lojas virtuais prontas, já conectadas à nosso sistema.”

Investidores

“Ainda não tivemos.  Até o momento, estamos trabalhando apenas com capital próprio, porém estamos à procura de investidores para ampliar acelerar o projeto.”

Fundador

“Nossa equipe é formada por quatro pessoas, sendo um fundador (eu) e três funcionários.”

Fornecimento

“Nossa sede operacional está localizada em Sorocaba-SP. Atendemos todo o território nacional.”