Ontem estive no coworking Betahaus, em Berlin. Minha primeira entrevista foi com a Jovoto, startup que já passou dos seus 2 anos mas continua se reinventando. Eles tem uma plataforma de “collaborative ideation”, um crowdsourcing de conceitos e design (como de marcas e logos).

Contam com uma rede de profissionais inovadores (que, por concursos criativos, ganham prêmios em dinheiro, experiência e reputação) e clientes pequenos e grandes – como Paypal, Startbucks, AirBerlin, Renault, Casio, Coca-cola, CreditPlus Bank, um Ministério até ongs como Unicef, GreenPeace e WWF.

Fundada por Bastian Unterberg, que está agora no Vale do Silício, a Jovoto foi uma das principais responsáveis pelo início da Social Media Week em Berlin. Conta com 20 funcionários, um novo escritório em Nova York e conta com investidores como Shaun Abrahamson (Eigen Value), que também mantém a colaboratoria Mutopo (que tem sede em NY e operação também em São Paulo).

Assista à entrevista em inglês com a evangelista e gerenet de comunidade Nadine Freischlad, depois, veja mais conteúdo sobre a Startup Europe Mission, patrocinada por Trindade Investimentos.