Esta resenha foi submetida por Renata Lemos, que participou do Mega Startup Lab em São Paulo a convite do Startupi.

O três é um número especial em 2010. 2+0+1+0 = 3. Três é o número deste ano que se encerra, e também da sinergia entre Artemísia, The Hub e Endeavor (três organizações visionárias e impactantes no cenário do apoio ao empreendedorismo social no Brasil). Dessa santa (e acelerada) trindade nasceu o Mega Start Up Lab, evento que aconteceu simultaneamente em €“ três – capitais nacionais (São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre); em que três – áreas de pitch foram formadas ao redor dos eixos de Negócios, Negócios Sociais e Ideias no Papel.

Gente inteligente e criativa atrai gente inteligente e criativa, e foi isso que tivemos a chance de comprovar ontem no Start Up Lab São Paulo. Em um ambiente descontraído e movimentado, cerca de vinte empreendedores puderam receber feedbacks de especialistas, trazer visibilidade para suas ideias, e ampliar sua rede de contatos e networking. A receita de juntar em um só espaço empreendedores, especialistas e investidores é sempre bem sucedida e traz vantagens a todos os interessados no mundo fervilhante do empreendedorismo tecnológico.

Quem já tem presença forte no mercado e buscava ter acesso a novas ideias de negócio, saiu de lá revigorado e com a certeza de que muita coisa nova está por vir. Valiosas possibilidades de mentoring e acesso a possibilidades de investimento também puderam ser vislumbradas por aqueles que buscavam apoio e subsí­dios para suas (boas) ideias.

Na sintonia triádica que permeia este evento, vale a pena conhecer três iniciativas. Na área de Negócios Sociais, a Gastromotiva (http://www.gastromotiva.org) inovou ao juntar gastronomia com inclusão social. O lançamento ao vivo da plataforma de gestão de projetos MOOV (http://moov.com.br), que entrou no ar durante o pitch de Fabiano Morais, foi o destaque da área de Negócios, enquanto que o projeto Mosqueteiros (http://www.mosqueteiros.com.br) apresentou um novo modelo de relação de consumo na área de Ideias no Papel.

O mix de experiência, ousadia e interação que caracterizou este evento trouxe inspiração a todos os presentes e também a promessa empreendedora de ajudar a alavancar o desenvolvimento sustentável em nosso futuro.

E em nome da abundância, da consciência ecológica e da responsabilidade social; dizemos três vezes: Amém.

Esta resenha foi submetida por Renata Lemos, que participou do Mega Startup Lab em São Paulo a convite do Startupi.