Empreendedores sediados no Estado do Paraná têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do País (modalidade de investimento na qual capitalistas tornam-se sócios das empresas por meio da compra de participações). Até quarta-feira (28), está aberto o processo de seleção para o 7º Seed Forum Finep.

O evento acontece no dia 23 de junho, em Curitiba (PR), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). No encontro, empresários terão a oportunidade de apresentar negócios promissores e fechar parcerias. Mais de 60 empreendimentos participaram dos seis primeiros fóruns.

“O Seed Forum é uma importante ferramenta para alavancar os negócios de pequenas empresas inovadoras, pois além de consistir em uma modalidade de investimento direto, proporciona valiosa troca de experiências entre investidores e empresários”, afirma a coordenadora de Fomento da Fiep, Andrezza Oikawa Rocha.

Para participar do 7º Seed Forum Finep, é necessário que a empresa tenha sede no Paraná, esteja em estágio operacional e tenha a inovação como elemento de diferenciação em seu mercado. Antes de efetuar a inscrição, os empreendedores devem ler atentamente as instruções para cadastramento e os critérios de seleção, disponíveis no site www.finep.gov.br. Assim, conhecerão o funcionamento do fórum e poderão identificar se o perfil de seus negócios se enquadra nos objetivos do evento.

A etapa seguinte é a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da Finep. Após esse primeiro filtro, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentar à banca de seleção do evento, composta por analistas especializados da Finep, consultores de mercado e investidores. São eles que definem quais empreendimentos irão efetivamente participar do Seed Forum. Os selecionados passam, então, por um perí­odo de dois meses de treinamento promovido pela Finep, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

“Nosso trabalho é selecionar as empresas mais adequadas, orientá-las na reavaliação dos seus planos de negócios e treiná-las para a conversa com investidores”, explica Patrícia Freitas, superintendente da Área de Investimentos da Finep.

Os selecionados passam, então, por um treinamento de dois meses promovido pela Finep, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

Escrito com informações da Fiep e do MCT.

INSTRUÇՕES (leia primeiro): http://www.venturecapital.gov.br/vcn/seedForum.asp
INSCRIÇՕES: http://www.venturecapital.gov.br/empcom.asp