Empreendedores sediados no Estado do Paraná têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do País (modalidade de investimento na qual capitalistas tornam-se sócios das empresas por meio da compra de participações). Até quarta-feira (28), está aberto o processo de seleção para o 7º Seed Forum Finep.

O evento acontece no dia 23 de junho, em Curitiba (PR), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). No encontro, empresários terão a oportunidade de apresentar negócios promissores e fechar parcerias. Mais de 60 empreendimentos participaram dos seis primeiros fóruns.

“O Seed Forum é uma importante ferramenta para alavancar os negócios de pequenas empresas inovadoras, pois além de consistir em uma modalidade de investimento direto, proporciona valiosa troca de experiências entre investidores e empresários”, afirma a coordenadora de Fomento da Fiep, Andrezza Oikawa Rocha.

Para participar do 7º Seed Forum Finep, é necessário que a empresa tenha sede no Paraná, esteja em estágio operacional e tenha a inovação como elemento de diferenciação em seu mercado. Antes de efetuar a inscrição, os empreendedores devem ler atentamente as instruções para cadastramento e os critérios de seleção, disponíveis no site www.finep.gov.br. Assim, conhecerão o funcionamento do fórum e poderão identificar se o perfil de seus negócios se enquadra nos objetivos do evento.

A etapa seguinte é a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da Finep. Após esse primeiro filtro, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentar à banca de seleção do evento, composta por analistas especializados da Finep, consultores de mercado e investidores. São eles que definem quais empreendimentos irão efetivamente participar do Seed Forum. Os selecionados passam, então, por um período de dois meses de treinamento promovido pela Finep, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

“Nosso trabalho é selecionar as empresas mais adequadas, orientá-las na reavaliação dos seus planos de negócios e treiná-las para a conversa com investidores”, explica Patrícia Freitas, superintendente da Área de Investimentos da Finep.

Os selecionados passam, então, por um treinamento de dois meses promovido pela Finep, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

Escrito com informações da Fiep e do MCT.

INSTRUÇÕES (leia primeiro): http://www.venturecapital.gov.br/vcn/seedForum.asp
INSCRIÇÕES: http://www.venturecapital.gov.br/empcom.asp