Quer uma carona aí?

Alexandre Fugita em 10 de março de 2009

coletivuUm dos grandes problemas das grandes cidades certamente é o trânsito. Boa parte dele se deve ao transporte individual que acontece na maioria dos carros. Lembro-me que faz alguns anos estudantes da USP e Unicamp criaram sistemas de caronas que eram agendadas via web. Hoje estou aqui para falar do Coletivu, sistema para criar e organizar caronas.

O Rene Reitz, recém-formado na Poli USP, é o criador do serviço. Segundo ele esta é a segunda versão. A primeira chamava-se Dcarona. Um dos grandes problemas que ele percebeu neste primeiro serviço foi que, por ser aberto demais, as pessoas ficavam receosas de postar suas viagens por causa da privacidade.

A solução foi criar um ambiente mais fechado em grupos – caso do Coletivu – para acabar com esse problema. Cada grupo tem uma finalidade específica – por exemplo, organizar caronas para o Epicentro, evento que deve acontecer no dia 19 de Março em São Paulo. Adicionalmente existe a flexibilidade de abrir a informação para quem você não conhece.

Apesar de eu não conhecer a dinâmica das caronas, acredito que um serviço deste tipo deva ser mais aberto. A experiência anterior do Rene diz exatamente o contrário. Mas quanto mais possibilidades de interação as pessoas tiverem, mais fácil e provável será achar uma carona que se encaixe no que você procura.

Como o problema de trânsito é gritante em São Paulo a ideia do Coletivu é vender sua utilização para empresas. Colegas de firma que não se conhecem podem descobrir que moram no mesmo condomínio ou a três quarteirões de distância. As possibilidades são imensas. Torço para que algo assim caia no gosto das pessoas. E todos poderemos chegar mais rápido nos compromissos.

Related Posts with Thumbnails

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários (10)

  1. Lucas Araujo 10/03/2009 às 15:13:33

    Eu já sou cadastrado no site e estou usando e divulgando, vale a pena visitar.

  2. René Retz 10/03/2009 às 16:35:56

    Olá Fugita, legal o post. Valeu! Quem tiver dúvidas sobre o Coletivu pode entrar em contato pelo site.
    Abraços

  3. Daniel 10/03/2009 às 17:12:12

    Eu também sou cadastrado e utilizo, mas como ainda está no começo as caronas estão um pouco escassas, portanto quem gostou da idéia ajude a divulgar.
    Vamos promover sustentabilidade!!

  4. Gian Carlo Martinelli 10/03/2009 às 18:28:16

    Este modelo é complicado… eu mesmo já tentei achar soluções e sempre caía em problemas como fonte de receitas e possíveis problemas judiciais com relação à segurança.

    A usabilidade/canal também é vital, pois dependendo do tipo de viagem a flexibilidade é um fator crítico para a decisão do usuário sobre contar ou não com a carona como meio de transporte.

    Ainda acho que é um negócio insustentável financeiramente mas extremamente necessário. Talvez seja algo que dependa/precise de apoio governamental ou de alguma empresa disposta a patrocinadar a empreitada (minha visão atual está mais alinhada com à última proposta).

    Boa sorte, espero que dê certo – de uma maneira ou de outra.

  5. Lucas Araujo 10/03/2009 às 18:41:12

    Gian, eu vejo futuro para essa ferramenta com as empresas. Chega até a ser uma forma de responsabilidade social e com o meio-ambiente

  6. Gian Carlo Martinelli 10/03/2009 às 18:47:11

    Lucas, concordo com você.
    A questão é: como mostrar o retorno para a empresa que assina o serviço?
    Talvez seja oferecendo uma auditoria dos dados ambientais (“Quanto CO2 meus funcionários deixaram de lançar na atmosfera?”), talvez mostrando o impacto para a comunicação interna e networking (“A carona é realmente um momento de integração dos funcionários?”)…
    Enfim, penso que só pagarão se enxergarem um benefício claro e quantificável.

  7. René Retz 10/03/2009 às 20:18:27

    Olá Gian,

    Acho que o problema que quer dizer é: Como MENSURAR os benefícios? Todos sabemos que eles existem (vantagens ambientais, sociais, logísticas, etc…) mas não são facilmente mensuráveis. E em tempo de crise é mais difícil para as empresas investirem em projetos que não apresentem retorno claro.

    Algumas vantagem são mais fácil de medir pela satisfação dos usuários:
    -A qualidade em trocar um ônibus cheio por um carro
    -Um funcionário poder ler um livro ou dormir enquanto tinha que dirigir no congestionamento
    -Uma mãe não precisar levar todos os dias o filho na escola porque descobriu que o colega do filho mora ao lado

    Outras vantagens as empresas vão perceber como o caso da diminuição do problemas de vagas no estacionamento

    Mas nada se compara quando o dinheiro entra em jogo (infelizmente)
    -Qual a economia de uma pessoa em não pagar um estacionamento na Faria Lima?
    -Qual o gasto mensal de gasolina de alguém que trabalha em Alphaville e mora no centro de SP? E o pedágio?

    Eu concordo que mensurar as vantagens ambientais e sociais é complicado, mas e estas outras? Acho que para empresas responsáveis elas já valem o valor que será cobrado. O que você acha? Alguma chance para o Coletivu?

    Abraços
    René

  8. Gian Carlo Martinelli 10/03/2009 às 20:27:15

    René,
    Acho que estamos na mesma linha… a questão é mensurar o benefício econômico para a empresa.
    Caso consiga mostrar que financeiramente compensa, elas comprarão. Não acredito que fariam algo simplesmente por boa fé. Querendo ou não, a função da empresa é lucrar e o dinheiro sempre vai falar mais alto.

    Como disse, acredito que algo assim é extremamente necessário… difícil é fechar a conta.

    Há várias possibilidades, como o modelo do NuRide (www.nuride.com)… mas nenhum ainda provado.

    Caso tenha interesse me mande um e-mail para trocarmos umas idéias! Abs e boa sorte, estou na torcida para que dê certo.

  9. Roberto Sena 11/03/2009 às 03:22:39

    Olá Fujita! Ainda não conhecia o blog, que por sinal é muito bom! Vale a visita diária! Um grande abraço!

  10. Stelleo Tolda 13/03/2009 às 14:22:48

    Oi, Fugita,
    Além de ser uma iniciativa politicamente correta, o Coletivu só tem a ganhar com a questão da riqueza das redes sociais. Sobre esse último aspecto também comentei em meu blog: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/03/13/combine-sua-carona-pela-web/.

    Abraços,
    Stelleo Tolda
    http://WWW.mercadolivre.com.br/mlog

Trackbacks(0)

Endereço de trackback deste post: http://startupi.com.br/2009/quer-uma-carona-ai/trackback/

Deixe um comentário