Comprimindo URLs com o Hype2.me

Alexandre Fugita em 26 de maio de 2009

hype2meDepois do surgimento e crescimento meteórico do migre.me, sistema de encurtamento de URLs brasileiro, muita gente ficou interessada em criar o que parecia ser um serviço banal. Desde então o vai.la passou a oferecer o serviço e agora que entar neste mercado é o Hype2.me.

O serviço está no ar faz 3 semanas e a primeira vista parece ter as mesmas funcionalidades do migre.me mas em um visual mais limpo. A criação é de Tiago Rosa e Héric Tilly que criaram o serviço em 2 dias e segundo eles estão implementando melhorias todos os dias.

A semelhança com o migre.me refere-se na exibição das estatísticas das URLs criadas, estatísticas essas retiradas do Twitter. Exatamente as mesmas informações são exibidas na home do Hype2.me: URLs criadas recentemente, mais clicadas e mais retuitadas.

A diferença entre os dois serviços está na montagem da URL. No migre.me usa-se letras maísculas e minúsculas, além dos números. No Hype2.me não se usa letras maiúsculas. Isso significa que o “crescimento” da quantidade de caracteres da URL comprimida é mais rápida no Hype2.me. A razão disso segundo o Héric é que ele já viu muita gente confundir maiúsculas com minúsculas e prefere assim para facilitar a vida dos usuários.

Resumindo, o Hype2.me não tem a vantagem de menos caracteres no seu nome que o vai.la tem sobre o migre.me. As funcionalidades são as mesmas mas em um design mais limpo. É um mercado interessante mas ao mesmo tempo complicado. Hoje o migre.me tem grande parte dele mas concorrentes estão surgindo. Vai ser interessante assistir os próximos capítulos.

Related Posts with Thumbnails

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Comentários (7)

  1. Fábio Cerqueira 26/05/2009 às 12:49:30

    Só uma dúvida, qual o retorno financeiro nesses encurtadores de urls, já houve discussão sobre isso aqui?

  2. Gian Carlo Martinelli 26/05/2009 às 13:35:28

    sério que a “vantagem competitiva” é não usar letras maiúsculas…?

  3. Alexandre Fugita 26/05/2009 às 13:56:42

    @fabio,

    Essa é uma discussão interessante, talvez a grande importância das Urls é filtrar conteúdo interessante. O migre.me tem anúncios e pelo que vi o atual é da Ford.

    @Gian,

    bom, eu acho uma desvantagem, acredito que não tenha ficado claro no texto. A desvantagem se dá pelo fato de “esgotar” mais rapidamente as possibilidades, o que torna a url maior mais rápido.

  4. Gian Carlo Martinelli 26/05/2009 às 13:59:44

    Sim, concordo… o que quis dizer é que é uma diferença tão pequena que não acredito que justifique a existência de tal serviço… basicamente é uma cópia.
    Bacana como projeto de final de semana, talvez os fundadores nem tenham intenção de monetizar ou seguir em frente com o projeto…

  5. Hype2me 26/05/2009 às 14:51:38

    Vantagem competitiva: além de nos preocuparmos com usabilidade, nosso site é mais rápido. Sobre “esgotar” as possibilidades de Urls, esse é nosso próximo movimento :) a Web é feita de opções, escolhemos outro caminho ao invés de difeRenciArmos Urls de uma forma tão simples e que talvez ninguém note.

    Estamos prontos para escalar, mas isso ainda não nos preocupa, ainda está longe de acabarem nossas possibilidades de URLs, mas garantimos que antes disso acontecer já temos uma solução. :D

  6. Cobra 26/05/2009 às 22:32:42

    Usuabilidade????????? Se enfrescalhar o site for usuabilidade posso concordar, se não, é só perfumaria.

    O migre.me é funcional demais.

  7. Eric Shimura 27/05/2009 às 16:17:29

    Já tá ficando interessante! Tem o Migre.me, esse hype2me, vai.la…. tem um novo também que eu vi um amigo no Twitter usar chamado http://Snick.me, é em inglês mas é feito por brasileiro, é meio lento também mas acabou de começar.

Trackbacks(0)

Endereço de trackback deste post: http://startupi.com.br/2009/comprimindo-urls-com-o-hype2me/trackback/

Deixe um comentário