O Jonny Ken abriu hoje um serviço simples de redirecionamentos de URLs chamado migre.me. O diferencial em relação aos concorrentes de peso como TinyURL ou is.gd, é que o migre.me provê estatísticas abertas.

Como a blogosfera e twitosfera brasileiras adoram rankings – apesar de ninguém admitir – o serviço deve cair nas graças daqueles que compartilham links no Twitter principalmente.

Acompanhei de perto o surgimento da ferramenta. Até discuti com o Jonny características como se as URLs deveriam ser sequenciais (como o is.gd) ou aleatórias (como o TinyURL).

Foi criado então um algoritmo que “pensa” em números de base 62. Sim, esse é o tamanho do loop no migre.me. Hein? Cada caracter a mais na URL gira 62 possibilidades diferentes. Quer entender? Veja esse arquivo que tirei quando o migre.me estava testando o algoritmo!

Novas features já estão planejadas e devem entrar em breve como twittar os mais clicados. Só pra vocês terem uma ideia o migre.me começou a ser programado faz só uma semana. Imaginem como o serviço estará daqui um mês!